Tira-dúvidas: Posso registrar apenas o título do meu livro, ou a ideia?

Nessa série de vídeos de tira-dúvidas, Karen Soarele aborda aspectos relacionados à escrita, ao registro e à publicação de livros. Hoje vamos responder a uma dúvida que já chegou diversas vezes por e-mail: “Posso registrar apenas o título do meu livro, ou a ideia?”

3 thoughts on “Tira-dúvidas: Posso registrar apenas o título do meu livro, ou a ideia?

  1. Muuuito bom esse post, não só ele, mas todo o blog, principalmente agora com a onda do Wattpad (plataforma maravilhosa que tem dado chance à tanta gente com talento). É bom a gente ter pessoas como você dando dicas e ajudando a tornar o sonho do livro tão mais fácil.
    Estou prestes a publicar meu primeiro livro e seu post me ajudou bastante quando eu precisei registrá-lo. Vez ou outra eu passo por aqui pra ver mais dicas.
    Parabéns pelo blog!

  2. Olá Karen, tudo bem? Espero que sim!! Bem a minha dúvida se é pra preencher o formulário da BN com letra de fôrma ou cursiva? e como eu faço pra baixar o boleto GRU, pra eu efetuar o pagamento, pertinentemente para registrar o meu livro… e também imprimi as 60 páginas da minha obra literária – e cada página eu tenho que rubricar?? Aguardo seu retorno!! Cordialmente, Marlon B. Moreira

    • Oi, Marlon!

      Qualquer formulário é sempre bom você preencher com letra de forma. Lembre-se sempre de que uma pessoa vai receber o seu formulário, e ela precisa conseguir entender o que está escrito, hehe.

      Sim, você precisa rubricar TODAS as páginas. É meio cansativo, eu sei. Mas é assim mesmo, então força nesse pulso! 😀

      Agora, sobre a GRU… as coisas mudaram um pouco desde a última vez em que eu registrei uma obra, então sinto dizer que você vai ter que descobrir isso no próprio site da Biblioteca Nacional. De qualquer forma, você já deu uma olhada no meu guia de como registrar? Nem tudo ainda vale, mas serve para você ter pelo menos uma ideia de como funciona: http://www.karensoarele.com.br/2011/06/como-registrar-seu-livro-na-fundacao-biblioteca-nacional-guia-passo-a-passo/

      Abraços!
      Karen Soarele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *