10 Dicas para Publicar seu Livro (dicas 1, 2 e 3)

 
Muitas pessoas me procuram, pedindo conselhos sobre como publicar um livro. Vai demorar um pouco pra eu estruturar um passo-a-passo mais detalhado, mas, por enquanto, deixo para vocês alguns conselhos sobre o que fazer e o que não fazer. São 10 dicas que estarão divididas em quatro posts. Confiram, hoje, as dicas 1, 2 e 3:

1- Tenha sempre um objetivo

Sobre o que fala seu livro? Para quem ele é direcionado? Você já tem um público que comprará seu livro com toda certeza? E, o principal: quantos livros você espera vender?

É muito importante ter uma visão realista do cenário onde você pretende inserir a sua obra. Algumas pessoas escrevem livros apenas para a família, e não esperam vender em livrarias, nem fazer uma grande distribuição. Isso é uma coisa maravilhosa, porque estas pessoas têm um objetivo definido e vão buscar o que precisam, evitando gastos desnecessários. Também existem autores que já possuem um público maior logo de início, como, por exemplo, certos professores que decidem publicar livros sobre suas matérias. Estes terão um público garantido, pois seus alunos provavelmente adquirirão, e por isso será necessária uma tiragem maior.

Com base nos seus objetivos é que você vai estruturar todo o planejamento do seu livro. Então lembre-se: seja realista.

2- Não espere de braços cruzados

Jamais caia no erro de acreditar que existe, por aí, uma editora apenas esperando para receber o seu original. Que seu livro será aceito de primeira, você será recebido com festa e todos ficarão felizes para sempre.

Infelizmente, é muitíssimo difícil para um escritor estreante ser publicado por uma grande editora comercial. Tem muito dinheiro envolvido no processo, e ninguém vai investir às cegas em um autor desconhecido. É por isso que você precisa mostrar serviço. Não digo apenas para as editoras, mas principalmente para os leitores, mostre do que é capaz e esforce-se para que gostem do seu trabalho. Existem muitas formas de fazer isso, mas a melhor é, sem dúvida, publicar você mesmo o seu livro, através de uma editora prestadora de serviços.

Mas cuidado! Como eu já disse, existe muito dinheiro envolvido. Se você mesmo for publicar, vai ter que desembolsar uma nota preta, e precisa planejar tudo direitinho, para não ser em vão. Então pesquise muito bem a editora que fará o serviço, e seja crítico tanto com o trabalho dela quanto com o seu. Como você será o cliente, a editora fará tudo para agradar. Isso pode ser uma delícia no momento, mas lembre-se sempre de se perguntar se você está fazendo tudo da forma mais profissional possível.

3- Fuja das editoras picaretas, confie em quem tem um trabalho consistente

Hoje em dia, é muito fácil abrir uma editora prestadora de serviços, e é por isso que você precisa pensar muito antes de fechar contrato com uma delas. Avalie tudo, converse, questione, revire os sites das editoras! Veja os livros que já foram publicados, as artes das capas, a tiragem que estão te propondo, o custo unitário que vai ficar cada livro, etc.

Leia atentamente a lista de serviços que a editora oferece. O livro será vendido no site da editora? Então avalie a forma de comercialização do site, a página onde o livro ficará exposto, as formas de pagamento disponibilizadas ao leitor, a ferramenta interna de busca, etc. A editora criará um site/blog para o livro? Então analise os sites/blogs que foram criados para os livros que já estão lá. E por aí vai…

E o principal: leia atentamente o contrato antes de assinar! Tenha certeza de que entendeu e concorda com todas as cláusulas, caso contrário, questione. Se ele previr a cessão total-eterna-irremediável de direitos autorais, saia correndo! É claro que existem editoras prestadoras de serviço excelentes por aí. Cabe a você separar o joio do trigo.

 
Estas foram as três primeiras dicas sobre como publicar um livro. Sábado que vem trarei as dicas 4, 5, e 6, que falarão sobre pequena e grande tiragens, e impressão sob demanda.

Um abraço!!
Karen Soarele.


Confira as demais dicas:

Post 2: dicas 4, 5 e 6 (tiragem)
Post 3: dica 7 (formação de preço)
Post 4: dicas 8, 9 e 10 (divulgação)

21 thoughts on “10 Dicas para Publicar seu Livro (dicas 1, 2 e 3)

  1. Oiii gostei muito do seu site, bem informativo mesmo! Mas tenho uma duvida quanto ao registro. Se eu escrever e ilustrar também, devo fazer o registro dos desenhos separados, ou o registro do livro na BN aceita o registro dos desenhos também. Obrigada linda!

  2. […] também os posts anteriores: Post 1: dicas 1, 2 e 3 (comece a planejar) Post 2: dicas 4, 5 e 6 […]

  3. […]   ARTIGO ATUALIZADO NO DIA 11 DE MARÇO DE 2012. Leia também: 10 Dicas para Publicar seu Livro (dicas 1, 2 e 3) […]

  4. […] série “10 Dicas para Publicar seu Livro”. Se você não viu o primeiro post, pode ler clicando aqui. Agora, vamos falar sobre tiragem! Veja hoje as dicas 4, 5 e […]

  5. […] Post 1: dicas 1, 2 e 3 (comece a planejar) Post 2: dicas 4, 5 e 6 (tiragem) Post 3: dica 7 (formação de preço) […]

  6. Relendo o livro que escrevi há 9 anos resolvi reescrevê-lo . Só que quero mudar o título…gostaria de saber se para isso preciso registrar de novo, o conteúdo continua sendo auto-ajuda como foi classificado.

  7. Pessoal,

    Pesquisando encontrei um site de publicação de livros que achei bem interessante. Deve ser novo pois nunca tinha visto antes.

    O site é o http://www.livrorama.com.br . Estou testando e criando um livro para ver como fica.

  8. Ola Karen,
    Li suas dicas e o que mais chamou minha atenção foi na parte que você diz que devemos ter cuidados com as editoras. Esta é a minha dúvida. Encaminhei o original de um livro para diversas editoras e venho recebendo algumas propostas para edição. Mas, todas eu tenho que custear a edição. Agora eu te pergunto como vou saber se elas são idôneas? Achei interessante duas proposa uma da CHIADO EDITORA e outra da BURITI EDITORA.
    Por acaso você conhece estas editoras? Teria alguma opinião sobre elas?
    Não é fácil ser marinheiro de primeira viajem.
    Aguardo seus comentários.
    Obrigada.

    • Oi, Marlene!
      Existem, sim, boas editoras prestadoras de serviço. Mas só quem pode aprovar uma editora é um autor que já tenha publicado com ela.
      Sugiro que você leia todas as propostas, converse com os autores da editora e pese o custo X benefício de cada uma.
      Não assine um contrato se tiver dúvidas!!! Pergunte ao editor tudo o que precisar saber.

  9. Oi Karen,
    ótimas dicas 🙂

    Eu segui os conselhos postados aqui (registrei e enviei para editoras). Cheguei até a receber “ok” de duas editoras, porém exigiram que eu comprasse uma grande parte dos livros a preço de capa.

    Por conta disso, resolvi começar de forma independente e com pequena tiragem. Pensei em ebooks também, mas acho que é mais fácil de jogarem a obra na net.

    bjs 🙂

  10. Obrigada Karen pela sua resposta. Vou seguir sua dica e ver se consigo contato com autores que já publicaram com as editoras que tenho recebido proposta.
    Boa sorte sempre.

  11. Parabéns Karen pelo site todo! Lendo ele me empolguei mais ainda a dar continuidade a minha obra, que tenho por objetivo torná-la uma trilogia. A minha pergunta é a seguinte: Quantas páginas você sugere conter em um livro? Sei que a dimensão da A4 no pc é diferente da dimensão de um livro. Minha meta era fazer um livro com cerca de 300 páginas cada, mas analisando impressão e todas essas dicas que você deu acima, você teria alguma sugestão? Pois já que é uma trilogia, os três livros juntos daria perto de mil páginas.

    Desde já agradeço a atenção!

    Sucesso para todos nós!!!

    • Na minha opinião, 300 páginas é o ideal. Se tiver mais do que isso, o livro acaba ficando caro demais. Isso daria mais ou menos 150 páginas do word.

      • Perfeito! Já estou em 141 paginas de A4 (ixii tenhu que terminar o livro já então!)rs… ferrou. Mas obrigado pela resposta e pela ajuda Karen! Será que eu poderia te adicionar no Facebook? Se não quiser eu entenderei de boa.Bjus e sucesso pra você aí.

        PS: Assim que eu conseguir lançar o livro eu te envio um exemplar,ok? =)

  12. Estou com duas duvidas:
    1- eu posso fazer menção de filmes no meio do texto? Ou tenho q pagar uma taxa por direitos autorais?…
    2- Caso eu queira registrar imagens do livro na FBN, eu tenho q pagar uma taxa por cada imagem ou é um preço só para todas? E qnt seria o valor mais ou menos?

  13. Excelente dica,vou iniciar meu livro

  14. Olá, Karen, boa tarde.

    Qual editora você indica?

    Att.

    F.A.

  15. Olá Karen, estou pesquisando para escrever meu primeiro livro, já tenho o assunto bem claro, porém preciso buscar o material que irei escrever junto as pessoas nas mais diversas partes do mundo, já que o assunto diz respeito a vida delas. Quanto maior for a participação destas pessoas, mais rico ficará o livro. Pensei em buscar este material através de uma página no Facebook, onde haverá algumas perguntas para as pessoas manifestarem sua opinião e visão sobre o assunto. O que tu acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master