Escrevendo uma historinha infantil

Já faz um tempo que eu venho realizando, juntamente com a minha equipe, projetos infantis para a editora das revistas Coquetel. Em geral, são ilustrações e passatempos para a revista Picolé, revista da Lulu, do Bolinha, além de participações em livros e almanaques.

Eu havia trabalhado apenas na parte de arte, sendo ilustração e diagramação, quando a editora me pediu para criar um personagem para uma revista temática, que conteria uma historinha e passatempos. Eu percebi que essa era a minha oportunidade de, além de entregar o design do personagem em questão, fazer também uma proposta de texto, ou seja, criar a história em si.


A história seria inteira feita com rimas, isso eu já tinha definido. Então eu precisava escolher um tema. Além dos temas mais clássicos, como princesa e bruxinha, o que as crianças gostam, hoje em dia? Pensei na Luana, a minha irmã de 7 anos, e na Maria Eduarda, minha sobrinha, de 6. Fora as brincadeiras de Barbie, uma das coisas que a Luana mais gosta é de imitar as coisas que a Vitória (que tem 15 anos) faz. E a Vitória é fã de várias bandas! Além disso, tanto a Luana quanto a Maria Eduarda adoram cantar o que está na moda. Aí estava o meu tema: música.

Fora isso, o que eu gostaria de falar a essas crianças? Que mensagem eu desejava transmitir? Se tem uma coisa que eu quero martelar na cabeça das duas pequenas, é: Não desista! Continue tentando, se esforce, que as coisas vão dar certo para você. As coisas mais difíceis da vida são também as mais gratificantes!

E foi assim que nasceu Miguel. Um menino que gosta de música e que quer aprender a tocar um instrumento, mas que acha tudo muito difícil e desiste facilmente. Mais do que aprender a tocar, Miguel precisa aprender que vai conseguir, se ele se dedicar bastante! E são seus amigos que, através do bom exemplo, vão ensinar essa lição.

A história foi publicada agora nesse início de ano, no Almanaque Brincando e Aprendendo, número 1. Já está disponível nas bancas dos grandes centros, e em breve, estará em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *