Menina de Vinte: Recomendo!

Menina de Vinte, Sophie Kinsella

Passeando por uma Laselva qualquer, encontrei este livro por acaso e decidi comprar. Confesso: comprei pelo título. Também pela sinopse no verso, que dizia se tratar da história de uma garota de vinte e poucos anos, que vê uma fantasma também de vinte e poucos anos, mais ou menos a mesma idade que eu. Mas o título me enganou! Na verdade, o fato de as protagonistas terem essa idade é o de menos. “Garota de Vinte” não fala sobre uma garota de vinte, mas sobre uma garota assombrada pelo fantasma de sua tia, uma mulher que viveu o auge de sua juventude na década de 20. Ufa! É uma história e tanto!

As personagens são incríveis, o texto é bem escrito, a história é ótima e se desenrola de maneira surpreendente! Tudo é bem amarradinho, sem pontas soltas, tudo o que acontece na história tem um motivo, e você vai entender tudo no final. Além disso, dei muitas risadas o tempo todo! Sadie, a fantasma, é simplesmente maluca! Ela tem uma personalidade muito forte: fala sobre uma garota assombrada pelo fantasma de sua tia, que viveu na década de 20sempre quer tudo do jeito dela, nem que tenha que torrar muito a paciência para conseguir. O motivo de estar assombrando sua sobrinha, Lara Lington, é querer de volta um colar que foi dela por 75 anos, mas desapareceu há décadas! Apesar de ter morrido com 105 anos, sua forma fantasma tem vinte e poucos, que é como ela se sentiu a vida toda, como ela era por dentro. Adora dançar Charleston, e acaba obrigando Lara a aprender.


Lara, que é a personagem principal, não a conheceu em vida. Por isso, no início não se interessa pela história e pelas motivações da fantasma. Com o tempo elas se tornam amigas, Lara descobre o quão especial Sadie era, e se arrepende profundamente de não ter entrado em contato antes. Apesar da temática sobrenatural, o livro não puxa muito para esse ladoO final é muito emocionante, com a revelação de toda a história da vida de Sadie, inclusive segredos que nem ela mesma conhecia.

Apesar da temática sobrenatural, o livro não puxa muito para esse lado. Fala mais da moda e comportamento nos anos 20, dos relacionamentos de Lara, e de como as pessoas podem se sentir solitárias ou impotentes diante de determinadas situações. Como já disse, tem muitas partes engraçadas, eu adoro isso! No primeiro parágrafo ele já me cativou instantaneamente! Vou copiar o comecinho para vocês verem:

“O problema de mentir para seus pais é que você faz isso para protegê-los. É para o bem deles. Por exemplo, vamos analisar s meus pais. Se eles soubessem a verdade absoluta sobre meu dinheiro/minha vida amorosa/meu encanamento/meu imposto, teriam um ataque cardíaco instantâneo, e o médico perguntaria ‘Alguém deu alguma notícia chocante a eles?’, e tudo seria culpa minha. Portanto, eles estão no meu apartamento há dez minutos e já contei as seguintes mentiras:

1. L&N Recrutamentos Executivos vai começar a dar lucro em pouco tempo, tenho certeza.
2. Natalie é uma sócia fantástica e largar meu emprego para me tornar caça-talentos com ela foi uma ideia brilhante.
3. É claro que eu não consumo só pizza, iogurte de cereja preta e vodca.
4. Sim, eu sei que existem juros em multas de estacionamento.
5. Sim, eu assisti ao DVD do Charles Dickens que eles me deram de Natal, é ótimo, principalmente aquela moça de gorrinho. Isso, Peggotty. Ela mesmo.
6. Eu tinha a
intenção de comprar um alarme de incêndio no fim de semana, que coincidência eles comentarem!
7. Sim, vai ser ótimo rever a família toda.”

Eu recomendo!

One thought on “Menina de Vinte: Recomendo!

  1. Catedral de sevilha

    Obrigado por compartilhar! Grande artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *